terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Ensaio sobre a depilação

Originalmente postado no meu Multiply, esse texto foi fruto da primeira Teleconferência MSNica Interestadual e Internacional de que participei. Nada mais justo do que me apresentar por aqui com ele.

A idéia desse texto surgiu de uma conferência interestadual entre a Gladiatrix, a Kytanna e eu. Esse é um tema constante desde que eu tenho 9 anos de idade, idade com a qual virei uma mocinha. Desde então eu já meti os pés pelas mãos incontáveis vezes, já nem lembro mais qual foi a última vez em que consegui ficar com as pernas bonitas, mas ganhei um bocado de experiência. Então, resolvi relatar aqui as minhas desventuras em série, a fim de ajudar quem eu puder ajudar, alertar quem eu puder alertar, e angariar algumas dicas de quem tiver o que dizer – e, diante do tema, eu duvido que alguma mulher possa passar calada por aqui!

A minha situação é a seguinte: sou muito clara, quase uma branquela azeda, e tenho pêlos muito escuros e grossos, parecidos com os de barba de homem, nas axilas, na virilha (em toda e qualquer parte que se possa chamar de virilha), nas pernas inteiras e nos pés. Uma coisa muito incoerente, já que alguns anos e muitos quilos atrás eu tinha pernas com um formato muito bonito. Custava eu ter a pele bonita também, pra poder exibi-las em paz? Não custava, né?

E vamos à minha saga. O texto está comprido, mas como está dividido em tópicos de acordo com a ordem com que fui usando um ou outro método, vocês podem ir direto pro que interessa.

Luvas depilatórias
Comecei com elas. São lixas finas que você encaixa nas mãos e esfrega em movimentos circulares pela área a ser depilada até os pêlos caírem. O pêlo vai desgastando com o atrito com a luva até se quebrar. Como a lixa faz uma esfoliação na pele, realmente a perna fica bonita. Ainda mais na minha tenra idade de 9 anos, em que os meus pêlos ainda eram finos... Ai, ai... O grande problema desse método é que cansa pra cacete e você precisa ser contorcionista pra depilar direito atrás das coxas, por exemplo. Não é indicado pra quem tem problemas nas costas. E como não tira o pêlo pela raiz, no dia seguinte lá estão as pontinhas aparecendo, exatamente como com a lâmina (que vai ficar por último nessa minha listinha). Pontas aparecendo em pouco tempo por pontas aparecendo em pouco tempo, resolvi ficar com o método mais rápido e logo passei pra lâmina. Porém, com 10 aninhos de idade, com pouca paciência e menos coordenação motora ainda, tirei uns bifes consideráveis da perna. O que nos leva diretamente ao...

Depilador elétrico
Não, ainda não estou falando dos depiladores com pinças rotatórias. Ainda estou falando daqueles que só raspam os pêlos, parecidos com aquelas maquininhas de raspar cabelo. Vovó intimou mamãe a comprar um pra mim antes que eu acabasse com as pernas mais esburacadas que um queijo suíço ou acabasse tendo uma hemorragia irreversível. Hoje é mais difícil encontrar pra comprar, achei no Submarino com o nome de depiladores de virilha, da área do biquíni ou coisas parecidas, ou então como acessórios em depiladores 3 em 1, desses que você troca a cabeça pra arrancar, raspar ou aparar os pêlos. Na época, comprei um rosinha, da Phillips, com pilhas – que era um saco à parte, porque quando as pilhas gastavam um pouquinho ele já não funcionava tão bem. Hoje, com as pilhas recarregáveis, esse problema seria bem menor. As maravilhas desse aparelhinho eram que dava pra fazer a seco, eliminando a necessidade de se contorcer no chuveiro ou encharcar todo o banheiro, e como as lâminas não entram em contato com a pele, nada de irritações nem de cortes. Dava até pra entrar no mar logo depois da depilação, coisa impensável pra quem se depila com lâmina! Eu, pelo menos, morro de ardência se entro no mar até no dia seguinte ao da depilação. É uma ardição e uma coceira de enlouquecer. Porém, com o tempo, meus pelinhos ficando mais grossos, o que era um trunfo passou a ser um problema: justamente por as lâminas do aparelho não entrarem em contato com a pele, a depilação não é tão rente, e aí ficavam aparecendo aqueles pontinhos pretos que me faziam querer morrer. A perna já não ficava lisinha nunca. E com o aparelho ficando mais velhinho, isso se agravava ainda mais. Voltei à lâmina simples, fiz experiências com cremes depilatórios, clareadores, cera quente... O que nos leva diretamente ao setor de coisas melequentas, não necessariamente para as pernas.

Clareadores
Aqueles pozinhos que a gente mistura com água oxigenada e deixam os pêlos loirinhos. Na verdade verdadeira, minha primeira experiência nas pernas foi com um desses, mas a coceira foi tanta que fiquei sem querer vê-los pela frente por uns anos. Até que os pêlos da minha barriga já estavam escuros demais pra ficarem sem nenhuma punição. Comecei a clarear. Por um tempo funcionou perfeitamente, até que os pêlos debaixo da área do umbigo começaram a ficar tão escuros e grossos e a crescer tão rápido que dois dias depois de clareá-los eu já estava com uma raiz preta horrorosa na barriga! Onde já se viu uma coisa dessas???

Cremes depilatórios
São um saco pra áreas grandes, alem do estrago ser maior se por acaso derem alergia. E nem venham me falar daqueles testezinhos que a gente tem que fazer no antebraço antes de passar porque a alergia pode aparecer depois de você já estar usando o produto por anos. Eu fui ficar alérgica a penicilina com 19 anos de idade, depois de ter tomado antibióticos numa boa a vida toda. Enfim. Passei a usar esses cremes principalmente na barriga e na virilha. Usava na axila também, mas como geralmente eu precisava de algo mais rápido pra colocar uma regata de emergência, na maioria das vezes acabava indo na lâmina mesmo. Como sempre, por um tempo foi muito bom. Na barriga ficava uma belezura. Na virilha não tirava os pêlos muito rente, mas como ficava ali no limite do biquíni, na dobrinha, não tinha tanto problema. Na perna, quando eu usei, além de ser chato também não tirava muito rente, então logo desisti. Até que um belo dia... Bem, o creme que eu usava sempre acabou me causando uma baita queimadura numa área um pouquinho além do que se pode chamar de virilha. Fiquei um dia todo sem poder sentar. Peguei trauma dos tais creminhos. Tentei usar de novo mais pra frente, só na parte da frente da virilha, mas sei lá se mudou a fórmula ou o que aconteceu, já não tirava tão bem os pêlos, muitos ficavam grudados e não saíam. Desisti de vez.

Cera quente
Geralmente a minha mesada não era suficiente pra ir numa depiladora. Eu tinha que contar com a boa vontade e as sobras do mês de mamãe, o que significa “quase nunca”. E depois de uma fase ela já tinha se esforçado pra comprar o tal aparelhinho elétrico... Tadinha. Fiz algumas vezes quando era mais nova; depois, quando entrei na faculdade pública, uma graninha sobrou, minha mesada aumentou, uma bolsa entrou, eu acabei resolvendo investir e fazer mais vezes no salão. Durava 15 dias, mais 15 pros pêlos desencravarem. Nessa segunda parte do mês, ai de mim se eu ficasse arrepiada... Os pelinhos dentro da pele se eriçavam e me picavam como milhares de agulhas por dentro da pele. Desagradável. Fora as manchas, as marcas... E o não menos desagradável hábito que eu adquiri de ficar tirando esses pêlos, que foi me rendendo marcas e mais marcas. Mas, por quinze dias pelo menos a perna ficava razoavelmente boa – tirando a irritação dos primeiros dias e os pêlos que não saíam e eu tinha que tirar com pinça ou lâmina – então eu achava que valia a pena. Até que um dia, sei lá por qual motivo, a depiladora resolveu usar cera fria nas minhas pernas. Eu morria de medo da dor, mas não achei nada do outro mundo, e já que era mais fácil que cera quente, resolvi tentar em casa.

Folhas prontas
Se antes eu gastava R$ 25,00 pra perna inteira, agora eu gastava só R$ 10,00. Uma economia e tanto, com praticamente os mesmos resultados. E as folhas prontas de cera fria fazem bem menos sujeira do que aquelas ceras que você tem que colocar nas folhas. Só a encravação de pêlos enchia o saco, e o fato de ter que esperar eles desencravarem e crescerem pra poder depilar de novo. E aí nesses 15 dias meu namorado queria morrer ou me matar, porque eu não deixava ele ver minhas pernas de jeito nenhum. Doía? É claro. Mas dava pra encarar. Com o tempo, acabei resolvendo passar pra outros métodos, pra poder diminuir o tempo de espera entre as depilações. Pedi emprestado um depilador elétrico de pinças rotativas pra uma prima, gostei na primeira vez e fiz um rebuliço aqui em casa até que vovó resolveu nos presentear com um. Mas antes disso, já encerrando o setor de coisas melequentas, vamos falar de algo bem mais simples...

Pinça
Quando comecei a depilar com cera quente, passei depilar a barriga também, e algumas vezes as axilas. No intervalo entre as depilações, passei a tirar os pelinhos que iam nascendo nas axilas com pinça. Quando passei pras folhas prontas, resolvi começar a fazer isso na barriga também. Acontece que, com qualquer um dos três métodos, os pêlos encravavam e demoravam um tempão pra desencravar. Sendo a barriga e as axilas áreas muito mais facilmente exibíveis do que as pernas, era ainda mais preocupante. Ainda assim, mantive por um tempão. As minhas axilas começaram a escurecer, escurecer... E eu não entendia o motivo. Só fui descobrir que era culpa da pinça tempos depois, quando voltei de vez pra lâmina e as manchas clarearam bastante. Mas isso já é outra história.

Depilador elétrico com pinças rotatórias, vulgo Satynelle
De primeira, achei uma maravilha. Dói bem mais que a cera, mas arranca pêlos bem mais curtos, diminuindo a agonia daquela espera interminável até que os pêlos crescessem pra cera pegar. Ocorre que, sabe-se lá por que, os pêlos crescem mais rápido. Em uma semana já estavam crescendo, e bem encravados. Depois de algumas vezes, eu não conseguia mais chegar num ponto em que todos os pêlos estivessem livres pra poder depilar e ficar com a perna lisa – se é que isso algum dia foi possível. Eu depilava pra tirar os que estavam livres, esperava os outros desencravarem, e quando eles ficavam livres, os primeiros já tinham voltado a nascer e estavam encravados. Isso associado à vermelhidão e empipocação dos primeiros dias e à minha terrível mania de cutucar a pele pra desencravar os pêlos... Já deu pra imaginar como fiquei, né? A minha perna ficou inteirinha manchada. A vergonha que eu já tinha triplicou. Pra minha mãe o aparelhinho foi uma bênção, e conheço quem tenha se dado muito bem com ele também. Infelizmente, não foi o meu caso.

Depilação definitiva a laser
Laser, não. Luz pulsada. Esqueci o nome do aparelhinho, mas consiste num bagulho caro pra caramba, com uma ponta de 1 cm2 , que emite uma luz cujo calor é atraído pelas áreas mais pigmentadas – no caso, o pêlo. Tanto que dizem que funciona melhor pra quem tem a pele bem clara e os pêlos escuros – meu caso, olha que maravilha! Não pode estar com o pêlo comprido no dia de fazer, porque aí o calor espalha pela área do pêlo. O correto é estar só com a pontinha aparecendo, pro calor chegar até a raiz e acabar de vez com ela. Sim, ele funciona queimando a raiz do pêlo. Não é por acaso que recomendam que a gente passe uma pomada anestésica antes. A maioria das pessoas não reclama muito de dor, mas com a quantidade de pêlos que eu tinha por cm2 de perna, já dá pra imaginar o que eu senti, certo? Chorei, berrei, arranquei os cabelos. Mas fiz tudo feliz da vida, achando que meu problema estaria resolvido. Trabalhei o verão todo num estágio pra juntar o dinheiro, e minha mãe colocou mais grana em cima, pra eu poder fazer 2 sessões. O recomendado é fazer umas 5 sessões, mas eu não almejava ficar sem pêlos, eu só queria poder ter pêlos numa quantidade e espessura que eu ficasse com a perna lisa quando me depilasse. Ficar com a perna lisa quando me depilo é pedir demais? Não lembro do valor exato, mas foram mais ou menos R$ 2300,00 por duas sessões nas axilas, na virilha, nas pernas inteiras, e ainda ganhei a barriga de brinde. A perna fica irritada e dolorida por uma semana, e pelo mês todo os pêlos vão crescendo até caírem. Não posso dizer que não melhorou. Diminuiu a quantidade de pêlos quase pela metade. Já foi um baita avanço. Mas como eu tinha pêlo quase como barba de português, ainda não foi o suficiente pra poder ficar com a perna lisa quando me depilo. E quase um ano depois, as manchas que ganhei com o Satynelle ainda continuam lá. Tentei tratar, mas demorou tanto sem nenhum resultado que desisti. E ainda tenho mania de tirar pelinhos encravados, o que não ajuda em nada. Usei o Satynelle mais algumas vezes depois do laser, com os mesmos problemas – em menor escala, mas os mesmos. Ressuscitei o depilador rosinha da Phillips (principalmente pra virilha). O motorzinho tinha quebrado, mandei consertar, mas com o tempo começou a dar pau de novo e eu desencanei. E isso nos leva direto até a...

Lâmina
É barata e depila mais rente. Às vezes é tudo o que eu preciso. Os meus pêlos crescem tão rápido que se eu me depilo de manhã à noite os pontos pretos que ficam já se transformaram em toquinhos de pêlos que sairiam com a lâmina novamente. Cresce tão rápido que eu depilo a axila de manhã e à noite já estou sentindo os pêlos me arranharem debaixo do braço! Mas posso depilar quantas vezes eu quiser, sem ter que esperar crescer. E no caso das axilas, clareou bastante as manchas escuras. A minha coordenação motora melhorou bastante, então já não tiro mais bifes da perna. Já usei os prestobarbas mais simples até aqueles elaborados de molas e o diabo. Tudo vai dando pra levar até a hora que começa a me dar alergia ou irritar demais a pele, aí é hora de trocar. Já usei aquelas espuminhas pra depilar, depois aprendi a usar condicionador e fiquei com ele quase toda a vida. Usei hidratante pra depilar a seco um tempo que precisava me depilar depois da escola no banheiro do consultório da minha mãe antes de ir pras aulas de circo, mas logo começou a irritar demais a pele, e detona a lâmina rapidinho. Já usei sabonete em barra, sabonete líquido e xampu, mas a pele fica mais irritada. Condicionador foi a melhor pedida por muito tempo. A despeito do que todo mundo aconselhava, passei a raspar a barriga também. Em horas já está crescendo de novo, mas pelo menos não tenho que ficar com pelos encravados vermelhos doendo e manchando tudo, nem tenho que esperar eles resolverem sair pra depilar de novo. Raspo a hora que eu quero e pronto. Aprendi que passar a lâmina primeiro no sentido do crescimento do pêlo e depois no sentido contrário deixa a depilação mais rente, e sei lá a razão, irrita menos a pele. Passando condicionador na hora de passar o a lâmina na outra direção também, é claro, pra proteger melhor a pele. No caso da virilha, que assa, fica vermelha e coça demais, acabei resolvendo depilar só no sentido do crescimento dos pêlos. Não fica rente, pra variar, mas dá uma disfarçada e irrita beeeeeeeeeem menos. Eu geralmente entrava no chuveiro, me depilava e depois tomava banho. Nem passava sabonete na perna, mas o que escorria do resto do corpo fazia a pele arder pra caramba. Saindo do banho, pra ardência passar, eu passava hidratante. E logo eu estava lotada de bolinhas vermelhas. Passei pomada de arnica um tempo, em vão. Ou seja: logo depois da depilação, bolinhas vermelhas. Horas depois, cotocos de pêlos pretos. Beleza e maciez, nunca, né? E eu ainda ficava me perguntando por que é que eu me sujeitava à tanta ardência, e sem nem entrar no mar. Há poucos dias descobri que tomando banho primeiro e me depilando depois a perna não arde, porque eu evito que caia sabão em cima – gênio! E acatando de vez o conselho de todas as revistas femininas e evitando passar hidratante depois da depilação, eu diminuo drasticamente a quantidade de bolinhas vermelhas – einstein! E já que eu resolvi assumir de vez a lâmina na minha vida, resolvi tentar encontrar outro produto além do condicionador que permita uma depilação sem irritar tanto a pele, mas mais rente. A tal espuminha pra depilar eu não uso mais porque só existe de uma marca testada em animais, que eu evito usar. Fui atrás de creme pra barbear. Um horror, a lâmina não desliza direito, não fica nada rente, o cheiro fica impregnado e é um inferno pra limpar entre os vãozinhos das lâminas. Bom que só depois de constatar isso pessoalmente foi que eu resolvi perguntar pro meu irmão a diferença entre o creme e a espuma de barbear. Ele falou maravilhas da segunda. Permite raspagem rente e sai facinho da lâmina. Só resta saber se vai irritar minha pele. Mas isso vou testar amanhã de manhã.

E continuo tendo esperanças que um dia as manchas saiam... Tentei tomar um solzinho pra disfarçar nesse Carnaval, mas não foi o suficiente.

É isso, meninas (e meninos, a leitura e permitida para todos). Por favor, compartilhem suas preciosas experiências comigo! Qualquer manifestação de solidariedade é bem vinda. E se você souber algo que não sei... Quem sabe não é você quem vai dar a dica que vai salvar as minhas pernocas?

O que mudou desde então: Não gostei da espuma pra barbear, faz a perna arder e a lâmina machucar mais fácil do que com condicionador. Voltei a usar a maquininha cor-de-rosa que só corta os pêlos que - milagre! - está com o motorzinho funcionando de novo. Se fica bonito? Não muito, os toquinhos de pêlos pretos ficam aparecendo na pele branca, mas esse é o meu caso, pode não ser o seu, conheço gente que acha uma maravilha. E, de qualquer forma, o aparelho já é bem velhinho. A Kytanna comproum um novo, estamos aguardando notícias sobre o resultado dos testes. Por enquanto, vou ficar com a maquininha cor-de-rosa mesmo. Desisti de mostrar as pernas em público e estou feliz e desencanada da vida com minha nova legging.

15 comentários:

Rangele Guimarães disse...

Nossa mãe! Você realmente já tentou de tudo! Eu sou igual a você: Branquela, pêlos grossos e pretos... Aliás, preto é apelido... Mas desde cedo, e desde sempre nunca experimentei outras formas de raspar as pernas a não ser com a velha e "boa" gilete. O que sempre me provocou alergia, bolinhas e tudo mais... Raspo de dois em dois dias, e até que já estou acostumada às reações adversas. Tentei por um tempo clarear os pêlos... Mas virei uma espécie de mulher peluda aloirada. O que não foi muito aproveitado não... Até porque os pêlos já cresciam mais grossos do que fio de nylon. Geralmente eu passo um creme depois do "trauma da raspagem", um lá "sabor morango" (não sei como podem escrever que é "sabor de morango" sendo que não é comestível... Bom pelo menos eu nunca comi). Eele até alivia e refresca e impede uma irritação maos grave na minha pele... Quanto aos pêlos encravados, faça como eu, para não ter a tentação de ficar cutucando eles sem parar, roa unhas! huahuahuahuahua. Só que até hoje não encontrei um jeito de parar de roer as unhas agora...

Enfim, parabéns pelo post, voltarei mais vezes (vim aqui pelo link que a Dany postou no multiply dela.)

Beijos
Gele

Quimera disse...

Depilação???

O que é isso mesmo???

=P

Luciana Onofre disse...

eu vou de gilette mesmooooooooo, ou então deixo tudo assim e viro 'selvática'....

Anônimo disse...

vlw pelas dicas, acho q vou testá-las, mas no geral uso a boa e velha lamina, mas os meus são, até certo ponto, finos.

Já pra alergia q de vez em qdo dá, que se deve ao sabonete que eu uso, eu passo o creme do meu pai, q ele usa pra alergia, mas não sei o nome..
hehehehehhehe

ameiii o post, parabens!

Flávia Kytanna disse...

Comprei minhas povas, comprei o tal aparelho lá, o Bikini Perfect, chegou ontem, peguei hoje, ele é fofinho, é prata com roxo, eu amo roxo!!!!

Vou experimentar todos os tipos de lâminas e depois conto se dói, se é bom, se vale a pena, pq a promoção na Americanas Virtual ainda tá valendo e com direito à frete grátis!

Rafael Aerute disse...

E eu achei que tinha problemas com minha barba...

Minhas condolências e esperanças que um dia, com o avanço da tecnologia, os homens venham a apreciar as mulheres com pêlos.

Depois do que li, vou valorizar MAIS AINDA uma perninha lisinha.

Rafael Aerute disse...

Agora, um rápido comentário. Uma vez me fizeram ir até uma depiladora para fazer a sombrancelha, sob a alegação de que pareciam duas taturanas, eram horrorozas e tal. Fui, sob protesto.

Nunca chinguei tanto na minha vida, a dor é atroz, inumana, parece que estão tirando sua medula, devia ser proibido pelos direitos humanos, aquilo não é vida, já sei aonde foram parar os carrascos.

klaskoski disse...

também tenho problemas com meus pêlos. eles sao escuros, crescem rápido e minhas pernas estao cheias de manchas.
li sobre duas novidades que podem ser úteis. uma é uma maquiagem para disfarcar manchas e a outra é um aparelho de depilação permanente pra usar em casa.
costumo usar base na perna quando preciso usar saia para disfarçar manchas. a alternativa agora é aspa nylon, um spray que serve pra maquiar a pele fazendo o papel de uma meia calça. me interessei por que quem usa diz que nao gruda na roupa e deixa um aspecto natural. o problema é que é caro: ~50 pila e dura umas dez aplicaçoes.
a outra novidade é o depilador definitivo scanning rio, de 1500 reais, para usar em casa. sobre este ainda tennho algumas dúvidas. nao sei ainda se vale a pena porque nao li muito a respeito.
espero ter ajudado

natali disse...

oi,olha eu li toda a sua historia ,e comigo aconteceu quase as mesmas coisas,depois q usei tambem um aparelho para depilar as minhas pernas elas ficaram toda manchada,mas tem uma dica mto boa para sair as manchas,durante um mes vc passa nas pernas aloe vera (babosa)passa a noite e dorme com ele ,e no outro dia vc lava ,faca isso durante um mes ,,,espero ter ajudao.bjss

Branca de Neve disse...

Afinal há pessoas que têm os mesmos problemas que eu. Estou solidária contigo! Vou aproveitar alguma dicas. Eu também sou branquinha (vêem-se as veias!) e tenho pêlos escuros... já passei por muitos destes problemas. :(

Quanto aos pêlos encravados, eu normalmente desinfecto um alfinete e a pinça com álcool, tento fazer um pequeno buraco na pele (tem de ser superficial!) e tirar o pêlo. Mas sempre sem fazer sangue... Se fizer sangue, deixo cicatrizar e volto a tentar quando estiver melhor. Não vale a pena espremer ou fazer um buraco com a pinça porque vai ficar com péssimo aspecto. Espero que tenha ajudado...
bjs

richard rodrigues 3 disse...

Tenho 14 anos e ja a alguns meses venho raspando as pernas, coxas, barriga e peito mais por estética mesmo e também porque eu jogo futebol e uma vez eu contundi a perna e eu tinha muito pelo e o massagista disse que pra mim ter melhor recuperação e mais rápida seria melhor se eu depilace por causa do gel...E também tenho alergias nas panturrilhas e nas coxas.No peito e na barriga não tenho alergia porem tenho "manchas" e algumas bolinhas que estão saindo com tempo.Raspo usando sabonete e lâmina mas cresce muito rápido também raspo de manhã cresce de noite...raspo de noite cresce de manhã...E nas coxas a pele fica lisa quando raspo mas fica pontinhos pretos(pelos)...Gostei da idéia no condicionador vou pegar um da minha "irmã"(hihihi') e vou testar.Bom aprendi bastente com esse post e sorte pra você. bejão quem quizer add meu msn: richard_almeida_rodrigues@hotmail.com
e o meu orkut:dj_richardr@yahoo.com.br

Leonor E. Marques disse...

Gostei muito do seu blog. É interessantissimo. É corajoso de sua parte partilhar com o mundo a sua experiência e lhe tiro o chapéu para lhe dizer que é sem dúvida, além de inteligente é altruista de um ponto de vista do consumidor, se é que me faço entender. Não tenho tanto problema com os pelos como você, mas posso dar indicação de que no meu caso, acontece o mesmo com as máquinas e as ceras, sejam frias ou quentes, no entanto, a lâmina não é a opção ideal no entanto com falta de alternativas que conjuguem condições razoáveis, acaba por se tornar na escolha melhor. Antes de depilar com a lamina, passo cum creme esfoliante, lavo bem, aplico um gel por cima da perna e crio espuma, raspo as pernas, passo água bem fresca e no final passo um creme esfoliante mais um creme hidratante. As pernas ficam macias. Mas é claro, dura 1 dia ou 2, não mais infelizmente. A coceira é bem menor, mas não se dissipa. Beijinhos e boa sorte com a continuação do seu blog ;)

Unknown disse...

Tenho os mesmos problemas que você, só que não tentei tudo isso, por medo que manchasse, ou ficasse pior do que ja é.. Minha melhor opção foi o clareamento, que mesmo coçando muito, eu acho melhor que o resultado usando lamina, clareio de dois em dois dias.. acho que é o que menos "agride" a pele. Ja tentei a depilação com cera fria, mas a pele ficou cheia de bolinhas vermelhas e fiquei com medo de fazer denovo e acabar piorando, rs.
E sobre o clareamento, os meus pelos ficaram mais fininhos com o tempo, tanto que se passar um hidratante quando vai sair, ele quase some, e em algumas partes ele parou de nascer.
Foi o melhor método que eu achei.

BIÓLOGA Rose disse...

Achei as lixas ótimas, tem o mesmo efeito que a gilete tradicional e deixa a pele macia.
Usei lixas por muito tempo, depois não encontrei mais e fiquei alternando com maquininha (biquíni) e gilete, mas hoje fico mais na lixa.
DICA: Quando vai usar a giléte o segredo é fazer uma boa esfoliação na pele, passar uma bucha própria de esfoliação é o que faço, com ótimos resultados.

BIÓLOGA Rose disse...

Outra DICA: Quem clareia os pelos com água oxigenada e o pozinho, para não arder e fazer bolinhas na pele o segredo é só passar o produto quando for ficar exposto no sol. Eu deito de barriga para cima e passo em toda parte da frente do corpo, até clarear bem. Quando viro de costas passo a mistura na parte de tras do corpo, quer dizer deixando sempre a parte com a água oxigenada no sol.
Acredite, nãao fica com irritação na pele, é fantástico. Sempre usei na piscina ou praia, para quem tem quintal com sol pode fazer sempre que quiser.